segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia do Professor


Ser professor já foi o expoente máximo da cultura, da educação, da respeitabilidade.
Ser professor já foi a profissão com mais dignidade e venerabilidade numa sociedade que se quis instruir, elevar e cultivar.
Ser professor foi a missão que muitos escolheram, esperando mudar essa sociedade, prevendo contribuir para uma alteração do comportamento, sempre para melhor, de todos os que lhe eram confiados.
Hoje, é uma profissão de desgaste, de risco e de desilusão.
É o espelho de uma sociedade que, sem rumo, não dá valor à instrução. Antes se engana com aparências, delírios e cegueira colectiva.
Deixou de ser o binómio entre quem vive para ensinar e quem gosta de aprender.
Mas mesmo em tempos conturbados, não deixando esquecer este dia, continuamos a ter professores que, sempre em luta, continuam a não deixar de ser PROFESSORES!

1 comentário:

Anónimo disse...

O António S. queria que o povo soubesse ler, escrever e contar, não mais do que isso. O José e outros que tais, tentam a todo o custo que o povo nem a isso tenha direito. Ensinar a pensar é delito grave. A cegueira colectiva é uma dádiva dos céus para os Josés com pretensões de se transformarem em Antónios. Por isso o professor tem de fazer tantas e tantas coisas que nada tem a ver com o seu trabalho. Muito sinceramente penso que precisamos, urgentemente, de uma nova revolução e não pode ser de veludo!