domingo, 16 de agosto de 2009

Pérolas nas Dunas


A caminho da praia, através das dunas, fui de repente confrontada com a exclamação:

- Olha que bonito…parecem pérolas…

Exclamei:

- Oh, são Camarinhas!

- São o quê????

Pois é, ninguém sabia o que são Camarinhas (Corema album) e eu também não, se por acaso não tivesse lido no blogue da Saltapocinhas o esclarecimento da sua fotografia do domingo passado! Fiquei elucidada. Não pensava era que logo a seguir, as ia encontrar e verdadeiramente ficar maravilhada ao ver estas pequenas pérolas, que surgiam a enfeitar os arbustos despretensiosos e secos que nascem nas areias virgens destas paragens e afinal são endémicas do nosso país.

Não devem ter acreditado em mim quando lhes dei a explicação e os mandei comer. Quando eu as comecei a meter à boca pensaram que tinham de me carregar às costas, verdadeiramente envenenada. Fui logo avisada que ali deixariam o meu corpo, pois ninguém estava para ter tal tarefa.

De regresso a casa, a primeira coisa que fiz foi mostra-lhes as fotos do referido blog e ainda fomos fazer a pesquisa aqui e aqui para saber o que poderíamos fazer com elas.

Hoje, fomos de propósito colher uma saca delas e ainda por cima a Saltapocinhas nos deixou um comentário a ensinar-nos a comê-las às mãos cheias, para as saborear, tal como as romãs.

É o que estamos, os quatro, a fazer.

1 comentário:

Ai meu Deus disse...

A quem interessar: a lenda das camarinhas (não tenho comissão na publicidade) -- http://www.milouskablog.com/2008/09/lenda-das-camarinhas_19.html