segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quero a Minha Mãe!


Hoje na minha escola tinha pela primeira vez 109 pequeninos de 5 e 6 anos. Sim, 109 porque no total tenho 442!
E tenho 19 professores para com eles trabalhar nas turmas, mais 12 professores para as AECs e 2…ou 3…ou 4, (porque não estão a tempo inteiro, dividem-se pelas muitas escolas e jardins do meu Agrupamento) professores de apoio e de educação especial.
E tenho 2, sim DUAS funcionárias da escola. Bem, também tenho mais duas tarefeiras (que fazem 4 horas cada uma) e tenho duas funcionárias do Centro de Emprego, colocadas pelo Município, mas que não são para sempre…
Também tenho uma Associação de Pais que, pelos vistos não está contente com esta situação, Deus seja louvado!
E tenho também professores caladinhos, serenos e pacíficos! Como eu!
Agora, o mais importante foi ver 109 carinhas larocas, felizes por estarem na escola, contentes por se sentirem crescidos, independentes, desenrascados…
Depois ainda tive meia dúzia de meninos para quem a escola foi aquela dor de barriga que não se sabe como curar! E as lágrimas corriam gordas, baba e ranho. E pensar que aquelas “mulheres” que eles não conheciam eram as culpadas de eles estarem ali.
E quando tentei dar “colinho” ao Paulo, de cabelos loiros e olhos azuis chorosos, eles me disse a soluçar: ” Por favor, deixe-me ir dar uma volta lá fora para eu ver se está lá a minha Mãe.”
Tanta coisa que eu tive hoje.
E ainda dizem que os professores não têm nada.

5 comentários:

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Mas que linda descrição para um primeiro dia de aulas!!!
O mais belo no mundo são realmente as crianças.
Flora

Anónimo disse...

olá! Quem diz que os professores não sabem nada, é quem não passa por elas. em que cidade fica a sua escola? Eu ainda me lembro do primeiro dia de aulas. Também chorei ( acho eu ) mas creio que isso acontece a todas as crianças. bjs. nuno

Bea disse...

Olá anónimo, gosto da sua confidência... Ficamos cá em cima no Norte, entre Paredes...
Obrigada pelo coment.Abraços

Bea disse...

Amiga, queria eu ter tempo para postar as pérolas que me acontecem todos os dias!
bjs grandes

Anabela Magalhães disse...

Posta, Tiza, logo que tenhas.
Aguardo outros colinhos.
Bom ano
Bjs