
terça-feira, 31 de março de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Os AECs
OK… isto é burocracia!
O que se passa efectivamente, é que um grande número de jovens professores sem colocação, só assim tiveram oportunidade de começar a sua carreira profissional e ganhar a vida, mas a que custo…
Ora vamos lá a ver:
Primeiro, há uma infinidade de organismos que gerem estas actividades, organismos e associações que vão desde as Câmaras Municipais a Institutos e Associações de Pais… Todos eles têm um único objectivo: meter ao bolso algum (muito) do dinheiro atribuído a estas actividades. Quanto a outros objectivos, os pedagógicos, enfim, andam pelas ruas da amargura, até porque de educação todos acham que opinam mas vai-se a ver, e é como sabemos;
Segundo, sendo que, afinal, isto até dá lucros… podem fazer contas aqui no CAPÍTULO II Acesso ao financiamento… então porque é que os lucros não são geridos pelas próprias escolas e encaminhados para tantas outras necessidades pedagógicas, que sabemos as há, e nunca podemos realizar porque falta o melhor? Para além disso, a “mão de obra”, leia-se professores da AECs, continua a ser paga quase ao mesmo preço que eu pago à minha empregada doméstica!
Terceiro: no nº 31 do bendito despacho, vêm então falar da supervisão e cito “ compete aos titulares de grupo e dos professores titulares de turma assegurar a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das actividades de animação …. bem como de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico, tendo em vista garantir a qualidade das actividades, bem como a articulação com as actividades curriculares…”
Ainda referem, a seguir, o que se entende por supervisão. Ou seja, compete-nos a nós, os outros professores acarretar mais umas quantas reuniões, programações, avaliações, articulações que, pois, pois, …
Mas então estes professores que podem leccionar as AECs não são formados o suficiente para as leccionar? A supervisão é para quê? Para os fiscalizar? Se não é, então para que é?
Quarto, estes jovens na maior parte das vezes muito jovens, não foram formados para trabalhar com alunos desta faixa etária; chegam às escola e deparam com um grupo de professores, geralmente já “entradotes” que os recebe com”nariz de fedor”… eles só lhes vieram dar mais trabalho, “flexibilizar o horário” (isto quer dizer que no meio do horário de monodocência do 1º ciclo, encaixam as referidas actividades, o professor da turma espera uma horita sem fazer nada e depois volta a ir dar mais umas coisas que é preciso ensinar aos putos...). e obrigar a mais umas quantas fichas de registo, que não servem para nada.
Ora aí está, há que compreender que tal não funciona, de todo.
Eu até acho que isto da escola a tempo inteiro pode ter benefícios, mas primeiro será preciso que os professores das AECs fossem considerados professores de primeira, parceiros a ter em conta nas nossas actividades diárias, pares com quem dividíamos os preceitos a desenvolver com as crianças, docentes da mesma carreira, sem necessidade de andar “a dias” para poderem sobreviver.
Isto tem de mudar.
Os jovens, como aqueles com quem eu hoje fui almoçar, merecem-no.
Estão ainda esquecidos na luta que temos vindo a bradar, por uma escola mais digna.
Geralmente nem se fala neles, nem se sabe que há grandes profissionais que trabalham sem direitos, mas com muitos deveres.
Eles serão os professores de um futuro próximo, que a continuar assim não vejo promissor.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Gestão por Objectivos
Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves.
Um era sacerdote e o outro, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia.
Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-os.
- O teu nome ?
- Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Não, o taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bom, ganhaste o paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina com incrustações de rubis. Podes entrar.
- O teu nome ? - Joaquim Gonçalves.
- És o sacerdote ?
- Sim, sou eu mesmo.
- Muito bem, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.
O sacerdote diz:
- Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou o Joaquim Gonçalves, o sacerdote!
- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...
- Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na minha aldeia e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... isto?
- Não é nenhum engano - diz São Pedro. - Aqui no céu, estamos a fazer uma gestão mais profissional, como a que vocês fazem lá na Terra.
- Não entendo!
- Eu explico. Agora orientamo-nos por objectivos. É assim: durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar. Resultados! Percebeste? Gestão por Objectivos! O que interessa são os resultados, a forma de lá chegar é completamente secundária...!
terça-feira, 24 de março de 2009
"MAGALHÃES" - herrar é o mano
"Se depois de ler estas frases não esboçar, pelo menos, um sorriso e achar que é normal o ministério da educação distribuir um "instrumento didáctico" deste nível, você está verdadeiramente preparado para aguentarmais quatro anos do mesmo..."
EM QUALQUER "MAGALHÃES" PERTO DE SI:
* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita."
* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."
* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo."
* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer oselementos."
* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)
* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela."
* "Enfia a bola no buraco preto á direita."
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "O objectivo do jogo é de capturar
Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."
* "Aceder ás actividades de descoberta."
* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."
* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)
* "Saber contar básicamente."
* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."
* "Puxa e Larga as peças no bom sitio." (nota: "sitio" nunca é escrito com acento)
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."
* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."
* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."
* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."
* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído."
* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."
* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."
* "Tens a certeza que queres saír?"
* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)"
* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos."
* "Envia a bola nas redes"
* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."
* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)."
* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."
* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800." (nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)
* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."
* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")
* "Torno dos brancos" (nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)
PURREIRO PÀH!
sábado, 21 de março de 2009
Surreal
segunda-feira, 16 de março de 2009
Sexo em Directo e ao Vivo
domingo, 15 de março de 2009
O Albino
O Albino, sim, esse que é o braço direito da MLR, esse que é o salvador de todos os pais e famílias portuguesas, esse que sabe tudo a respeito de educação!
Mais Uma da MLR
Quando a vi, numa reportagem da SIC, em visita a um jardim de infância...questionei-me pois a Nossa Ministra pediu a uma menina do pré-escolar que escrevesse o nome da sua gata e como a menina disse que não sabia escrever, pediu-lhe que dissesse as letras que compunham o nome da gata ... Só visto"
Recebi por mail...confirma os nossos piores receios!
quarta-feira, 11 de março de 2009
O Que é Pseudo
Neste corre, corre,
Lufa- lufa,
Labuta,
Dia a dia que vivemos nas escolas com os nossos colegas e pseudo camaradas…
Vê se calcas primeiro os outros para ver se não te calcam a ti,
Não batas, mas se te baterem dá com força,
Deixa ver se não me lixam,
Mais vale dá-las que levá-las…
…
…
Já dizia a minha avó: “Quem tem unhas toca Guitarra”
Há que aprender a trazê-las cada vez mais bem afiadas!!!
terça-feira, 10 de março de 2009
segunda-feira, 9 de março de 2009
Sorte ou Ser Bom
Boa profissional, sempre tentei ser, mas cada vez mais concluindo que "isso agora não interessa nada" ... quem trabalha até mete nojo a quem não quer fazer nada, e trabalhar cansa muito e faz calos...
Vai daí, estamos a sentir que pertencemos a um grupo diferente: o dos ANORMAIS (somente aqueles que saem do normal)...
domingo, 8 de março de 2009
Entretanto, Parabéns...

Por mais que a vida nos agarre assim
Nos troque planos sem sequer pedir
Sem perguntar a que é que tem direito
Sem lhe importar o que nos faz sentir
Eu sei que ainda somos imortais
Se nos olhamos tão fundo de frente
Se o meu caminho for para onde vais
A encher de luz os meus lugares ausentes
É que eu quero-te tanto
Não saberia não te ter
É que eu quero-te tanto
É sempre mais do que eu te sei dizer
Mil vezes mais do que eu te sei dizer
quinta-feira, 5 de março de 2009
Tudo Contra Mim
Agora queimei o carregador... deu um estouro quando o liguei à tomada!!!
Só tenho pouco tempo de vida tecnológica, isto é, só tenho tempo enquanto durar o que resta de energia acumulada...
Será que com dois carregadores queimados, um X-ato e muita fita-cola consigo fazer um carregador novo???
Ou será que com um cartão da CGD vou à Worten e compro um novo?
Será que vou ter um magalhães?
Será que o mundo é redondo?
Será que devia mas é dormir?
Fuiiiiii.
Noitada
Nomeadamente:
- Registo e avaliação das aulas assistidas de Matemática (da Formação, claro);
- Correcção de TPc dos "putos";
- Scanner de fotos e trabalhos para a formação;
- Registos de uma coisas que me faltam no PCT (o inspector vai vê-lo para a semana);
-...
-...
-... Estou hiperactiva;
_... Estou louca;
- Vou continuar;
-Fuiiiii!!!
terça-feira, 3 de março de 2009
TPC
A professora manda investigar sobre animais. Ao X calha investigar sobre "as rãs".
X, aluno do 3º ano, traz um TPC, passado no computador, elaborado com a ajuda do pai:
" As rãs têm pintelhos. As rãs pequenas saem das pachachas da rãs grandes. Os sapos não têm tomates porque se tivessem passavam a vida a coçá-los"
Tiremos as nossas conclusões. A história é verídica!!!
domingo, 1 de março de 2009
Apenas em 3 Dias
Quinta-feira à noite, sofá da sala:
- Mãe?!!!
- Aiiiiii... (susto)
Resultado: modem na mão atirado pelo ar, modem caído no chão e cabo partido!!!!
Internet sem acesso...
Vodafone sem solução, comprar outro, 95€, blá, blá, blá... isso queriam eles!
Já ninguém vive sem Internet! Ao terceiro dia já desesperada, fez-se luz!
Descobri que um certo cabo que havia cá por casa servia no amendoim, retirei partes com um alicatezinho e cá estamos de novo no "bício", sem gastar nada.
Alguns dias sem acesso a "esta coisa" e fui aproveitando para corrigir os cadernitos e livros de fichas das crianças, nada de TV, nada de notícias e quando volto aqui agorinha mesmo, vejo que o Mundo sofreu uma reviravolta:
- Vão começar os concursos para professores, mas já vão ser impugnados...
- O blog do Ramiro tem novidades sem conta...
- O PS fez um congresso e de novo a "educação" é o seu amor...
- O Marcelo continua a saber de tudo...
- O meu agrupamento tem uma página nova...
- A minha caixa de correio tinha tantas mensagens que nem consigo ler tudo hoje...
Enfim, aqui há uns tempos atrás o tempo passava mais devagar e não havia tantas alterações.
O pior é que há pouca novidades boas!
Mas eu estou de volta à blogosfera!