quarta-feira, 29 de julho de 2009
Ainda na Sequência da Tertúlia
Apresentação do Programa Eleitoral

S: - Ora daqui a 18 anos, os 200 € depositados numa conta-poupança em nome de cada bebé que ainda está para nascer, valem mais ou menos três vezes, não metade, ou...
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Sou uma Formiga

Não é fábula, não! Seus objetivos são conquistados com muito suor e aplicação. Você sabe que nada cai do céu e só o trabalho enaltece o homem. Sua cabeça também não pára. O negócio é produzir o tempo todo. Ficar sem fazer nada faz mal pra você. Esta perseverança garante uma vida material bem sucedida. Mas, para que isto aconteça, nunca deixe de trabalhar em equipe e colaborar com os outros. No formigueiro, uma mão lava a outra.
domingo, 26 de julho de 2009
Mas de Que Se Ri?

Depois da indisposição da semana passada, o esforço que deve ter feito para tentar mudar a imagem e conseguir este sorriso amarelo!
sábado, 25 de julho de 2009
Gripe A
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Descontrolados

Férias
Férias é passar um dia inteiro sem ser obrigada a fazer nada, esticada no sofá, a ler, ler e mais ler de tal forma que no fim do dia, com o corpo moído e a coluna num oito se pense "estou a precisar de férias".
Boas Férias!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Mamã
Também foi professora. Foi a minha professora.
Foi uma professora que pode gabar-se de nunca ter deixado um aluno sem saber ler. Por mais dificuldades que eles tivessem, conseguia trabalhar todos. As turmas tinham um número ilimitado de alunos mas sabia personalizar o trabalho, inatamente. Sem Apoio Educativo, sem Planos de Recuperação, Acompanhamento ou outros que tal. No final de cada ano não tinha mapas nem estatística elaborada em Excel, com que se preocupar. Não tinha planos, programas, nem projectos educativos. ..
Tinha sim, verdadeiro perfil de educadora e gosto em ser professora.
Não me lembro de a ver zangada comigo e com os outros meninos também não. Não me lembro de ser preciso gritar, muito menos de bater. Tanto assim, que ao ver as outras professoras a utilizarem a menina de cinco olhinhos nos seus alunos, me lembro de pensar “gostava tanto de apanhar um bolo”!
Bastava-nos o seu olhar sério, e todos sabíamos que era para andar na ordem, ninguém ousava faltar ao respeito.
Sempre foi assim, ainda hoje o é. Naturalmente, sem ser preciso ter lido depoimentos de psicólogos modernos sempre soube que todas as crianças necessitam de autoridade. Educar, para ele sempre foi inato.
Quando foi avó nunca estragou os netos. Mais uma vez educou e ensinou.
Ainda se reformou numa época em que, ser professor era uma profissão de respeito. Nem sequer percebe o que se passa agora no nosso dia a dia, muito menos porque é que a escola nisto se transformou.
Nasceu no dia 21 de Julho de 1937.
Faz hoje 72 anos e continua a ensinar-nos.
Parabéns Mamã.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Sound of Silence
domingo, 19 de julho de 2009
sábado, 18 de julho de 2009
Ainda sem Férias
quarta-feira, 15 de julho de 2009
ASSUMO - shame on me
(shame on me)
shame on me :-(
shame on me
shame on me
Será Preciso uma Calculadora?
E já agora a Português também!
Vê-se logo que não fazem os TPC e o resultado é Hilariante
terça-feira, 14 de julho de 2009
O Prazer de Ter Um Blog
Hoje, decididamente é tempo de escrever um post dedicado a todos os que por aqui passam e me deixam a sua opinião, o seu comentário, o seu entusiasmo. Não tenho por hábito responder a cada um em particular, apenas porque… não tenho tempo. Mas sim! Gostaria de o fazer, para poder agradecer todas as opiniões, notas, sentimentos, observações que aqui ficam em arquivo.
Ainda há algum tempo, esta coisa da blogosfera não me tinha convencido e eu, que sou uma verdadeira fanática das tecnologias desde há muitos anos atrás, precisei de conhecer alguns visionários desta nova forma de comunicar para me deixar envolver.
Agora, quase diariamente faço o registo de coisas que me acontecem, que por vezes me tiram do sério, que outras me fazem rir, ainda outras me fazem pensar que a vida é boa!
Quando não tenho tempo (como agora nestes últimos dias), sei que estou a prevaricar e fico desolada. Porque depois, não tenho o prazer do retorno das leituras dos comentários postados. Pelos amigos, pelos colegas, pelos anónimos!!!
Obrigada por esta partilha!
Obrigada por esta divulgação cultural!
Obrigada por este prazer!
Obrigada Anabela põe me teres viciado. Obrigada a todos os outros que me seguem com persistência.
sábado, 11 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
300 mil euros para melhorar a Auto-estima
quinta-feira, 9 de julho de 2009
«Fórum Educação - educação, que futuro?»,
«É preciso mudar o modo de gerir a escola. Os professores não podem estar muito ocupados com tarefas burocráticas, têm de estar ocupados em trabalhar os alunos».
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Próxima Paragem para Descanso
terça-feira, 7 de julho de 2009
Opinião Pública
E ainda ontem, em conversa com o meu partner, ele me dizia que tinha discutido com todos lá no trabalho, quando se referiram aos professores como “estando todos de férias e sem nada que fazer”.
As provas evidentes que tem cá em casa, fizeram-no ficar alterado com estas injúrias, mas isso é porque todos os dias vê e sente aquilo a que estivemos presos, principalmente e mais intensamente nos dois últimos anos.
Tentou contrapor explicando os TPC que os professores trazem para casa: correcções de trabalhos, preparação de aulas…; as reuniões sem pagamento de horas extraordinárias; a falta de um horário de trabalho... mas até lhe disseram "que em frente a casa deles havia uma escola e não viam ninguém por lá..."
Pois, foi assim que opinião pública se (trans)formou, depois de uma campanha difamatória em torno da nossa classe. Campanha arquitectada pelos governante que teriam sido bem mais inteligentes, se ao invés tivessem apoiado, protegido e estando ao lado de quem lhes ajudaria a elevar o nível sócio-cultural do país.
E sendo este o primeiro erros de vários erros fatais, citando António Barreto, no excelente artigo que se pode ler aqui como diz a “Traviata”, quando Alfredo quer reparar os erros: “É tarde”!
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Prometido Atrasado...
Folhas de Cálculo
O Mundo ao Contrário
Mas como é que no horário nobre deste país, todas as televisões mostram o CR a hablar (mal) êpanhol, em directo, não dizendo nada de más e deixando a bolita resvalar, vezes sem conta, dos seus pés de ouro?
domingo, 5 de julho de 2009
Obviamente…
Nesta semana Dias Loureiro foi constituído (finalmente) arguido;
Nesta semana um ministro fez gestos de corninhos, passado dos carretos, por lhe terem atingido a sua honra mais profunda;
Nesta semana o nosso primeiro “humildemente” fez logo rolar a cabeça de um dos dele, para ver se ainda salva a sua pele;
Nesta semana a Pianista MJ Pires desiste de ser portuguesa…. vamos ver se outros a seguem...
Obviamente... que eu continuei sem um minutos para mim, porque a nível educativo ninguém se decide!
Digam lá com todas as letras ACABA ou NÃO ACABA esta MMMMM da ADD?????
Assumam que já não há nada que possa salvar a honra do convento!
Assumam que cometeram tantos erros que ninguém vos pode valer!
Assumam que se meteram mal com a classe que educa o país!
E depois deste ano de cansaço deixem-nos ir de férias mais cedo, em vez de andarem a fazer seminários e avaliações e formações e reuniões. Já estou mais do que farta disto, já estamos todos a cuspir para o ar.
Eu, entretanto hoje já fui de "férias", volto na segunda às 9h!