segunda-feira, 29 de junho de 2009
Motivos Inválidos
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Jantarada
Os AEC's esmeraram-se.
Amanhã há fotos.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Mudança de Casa
segunda-feira, 22 de junho de 2009
1º Dia Pós-Putos
domingo, 21 de junho de 2009
Fezada
Professores Unidos - Tantos e tão poucos...
O vídeo que se segue já esteve no YouTube mas (estranhamente) foi bloqueado.
Basta um clique no link que se segue para o voto contar.
http://videos.sapo.pt/
Agradeço que repassem esta mensagem a todos os endereços da vossa lista de contactos.
A equipa,
Obrigado
sábado, 20 de junho de 2009
Enfim, também não temos professores de apoio para as crianças "incluídas". Mas temos de lhes dar todos as atenções a que têm direito, é verdade. Fazemos tudo.
Mas claro que talvez tenhamos um pouco do que merecemos. Passo a explicar: acho que somos pouco interventivos, pouco esclarecidos e por isso nos deixamos desculpem dizer "comer por lorpas".
Para além disso, os pais, ao longo destes últimos tempos principalmente, manifestam uma enorme falta de respeito por nós e apontam-nos as culpas todas. Partem para a violência verbal e tb física.
Aqui se vê pelo comentário elaborado do Martins, que sendo dos únicos que comentou, apenas apontou o dedo.
É sempre assim.
Estamos sozinhos, sr Martins! Uma turma, um professor. Perceba a diferença de trabalhar nos outros ciclo, em parceria com vários colegas.
Costumamos ter o mundo contra nós. Ninguém percebe a dificuldade de trabalhar com crianças desta faixa etária. Poucos valorizam a nossa prática.
E pensando bem, as coisas não estão a melhorar, isto porque ao sermos assim tratados estamos, na maioria, desmotivados, cansados e a perder a fé!
Quem perde é a educação em geral."
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Ainda dizem "mais de metade"?
Esta é uma das “implicações” do processo de avaliação no clima dos estabelecimentos de ensino, constante no relatório de acompanhamento e monitorização do CCAP, realizado através de visitas e estudos a 30 escolas.
Também metade das escolas aponta os conflitos internos, nomedamente a “deterioração da relação entre colegas” ou a divisão entre avaliadores e avaliados, o que provocou situações de “animosidade”. Em vários relatórios é apontada a indignação dos professores face às decisões da tutela e em metade é referido o “desgaste” provocado pelo processo.
“A quantidade de referências às repercussões negativas da avaliação de desempenho docente no clima das escolas mostra que o processo gerou situações difíceis e desgastantes na maior parte delas. Se compararmos as que referiram efeitos positivos com as que referiram efeitos negativos, é possível concluir que o processo não foi pacífico, nem mesmo naquelas em que melhor foi conduzido”, conclui o CCAP.
O CCAP debruça-se ainda sobre os papéis assumidos pelos diferentes órgãos intervenientes no processo de avaliação de desempenho, concluindo que em algumas situações o conselho executivo manteve uma postura de “conformidade com o legislado”, mas várias vezes assumindo a discordância com o processo, apesar de o conduzir.
“Noutros casos, o conselho executivo reconhece a valia da avaliação do desempenho docente, mas sente-se em dificuldade para conduzir o processo”, lê-se no relatório.
Quanto aos professores avaliadores, é referido que “houve numerosas situações” em que estes se recusaram a participar no processo, enquanto relativamente aos avaliados apenas em metade das escolas paraticiparam na discussão de instrumentos e documentos.
“Caracterizou-se, porém, de forma mais frequente, por uma atitude de rejeição ou discordância e, noutros casos, por recusa na participação. Contudo, nos relatórios de algumas escolas, alguns avaliados queixam-se de não lhes ter sido facultada essa participação”, acrescenta o documento.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Filme de Terror
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Portfólio 2
Portfólio
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Conferência
Hoje, 2ª feira, entre as 18:00 e as 20:00, na sala de estudo da EB 2/3 de Paredes:"O Professor Leitor e Co-autor dos Textos dos Alunos", pelo Professor Wanderley Giraldi, da Universidade Estadual de Campinas.
Fomos ouvi-lo e, apesar do cansaço que todos apresentamos nesta altura do ano, valeu a pena.
O debate proposto, fez-nos reflectir sobre a escrita apresentada pelos nossos alunos e sobre os resultados que se nos deparam nos texto por eles escritos e deu-nos novas pistas para aprofundarmos a escrita de textos e o estudo da nossa língua.
Deixou-nos mais ricos e motivados e a pensar que educação é partilha.
Obrigada à Fátima que ainda tem tempo e força para organizar coisas destas.
http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/1834291-texto-na-escola-professor-como
Alegrando a Alminha
sábado, 13 de junho de 2009
Pssstttt
quinta-feira, 11 de junho de 2009
E Depois?
Volto breve.
Depois de lamber as feridas.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
domingo, 7 de junho de 2009
O Plantel Mais Caro do País
O PS Geriu Mal as Espectativas?
Os professores devem ser, hoje, os portugueses mais felizes.
Tiraram-nos um pouco da mordaça que nos têm vindo a colocar.
Abriram-nos um pouco da janela da liberdade, que há alguns anos encerraram.
Derrotamos um pouco da hipocrisia e da mentira, com os resultados que lhes apresentamos.
Com a nossa intervenção poderemos continuar a mostrar que não nos resignamos e que de novo poderemos voltar a ter esperança!
Ainda alguém tinha dúvidas que iam pagar caro o braço de ferro que connosco jogaram?
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Lembrar o Ambiente
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Sabem o Oue Me Custa Mais???
...é constatar que a maioria dos profissionais de educação que me rodeia, dizem coisas como estas:
"ah, nem sabia que iam de novo a Lisboa!.."
fazem coisas como estas:
- não lêem, não se actualizam, não sabem o que se está a passar na realidade, não tomam consciência de qual vai ser o futuro que nos está reservado...
- pararam na luta, porque ainda acreditam no conto do vigário(a);
- preferem estar de bem com Deus e o diabo, esquecendo-se que ninguém pode servir bem a dois senhores ao mesmo tempo;
assumem coisas como estas:
- " somos obrigados a fazer o que eles querem"
- "ah... outros vão por mim"
ai somos? e se nos mandarem atirar ao rio, também vamos?
Continuem assim, deistam da luta porque é mais fácil e esperemos pelo que aí vem!
Mais um Registo
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Novas Oportunidades
A ministra da educação foi convidada para participar num piquenique em sua honra, oferecido pelos alunos que passaram o 9º ano. Quando chegou ao local, estranhou ver um monte enorme de sacos cheios de um pó branco.
Dirigiu-se ao rapaz que estava a preparar o churrasco e perguntou:
- O que é que está dentro daqueles sacos?
- É cal, senhora ministra.
- Cal? Mas para quê?
- Eu também não percebi, senhora ministra mas as ordens que recebi foi de comprar 102 sacos de cal! Intrigada, a ministra dirigiu-se ao responsável pelo piquenique (um antigo aluno seu que conseguiu evoluir tirando uma especilização no programa das novas oportunidades) e perguntou-lhe o que é que pretendia fazer com tanta cal. Esse seu antigo aluno, espantadíssimo, comentou que não tinha encomendado cal nenhuma. Foram os dois ter com o rapaz que fizera as compras para esclarecerem o assunto.
- Olha lá, quem é que te mandou comprar estes sacos de cal?
- Foste tu, pá! Agora não te lembras? Ainda tenho aqui o papel que escreveste.
E exibiu a lista enorme de compras que lhe tinha sido dada. O antigo aluno mirou, tornou a mirar e disse:
- Eh pá... mas tu és mesmo burro! Não vês que me esqueci de pôr a cedilha? O que eu queria dizer era Çal! E não eram 102 sacos mas sim 1 ô 2 !