sábado, 17 de janeiro de 2009

Tintin


Lembrei-me, depois de ter visto uma reportagem, do tempo em que eu era verdadeiramente viciada no Tintin.
Aliás sempre fui amante da BD, lia tudo o que me aparecia à frente desde o Cisco Kid, Zorro, Flash Gordon, Bufalo Bill, D. Quixote e Sancho Pança, Capitão Marvel, Tarzan e tantos outros mas o meu preferido era sempre o Tintin... Tintin ensinou-me muita história, geografia e experiência de vida. E deixava-me sempre maravilhada pelas aventuras que vivia de onde, com o seu pequeno Milou, conseguia sair sempre em triunfo.
Li todas as suas aventuras, algumas mesmo em francês, também porque tive um professor de francês que sabia como ensinar uma língua e nos dava para ler aquilo que nós gostávamos... não havia na altura "NOVAS TECNOLOGIAS" e muito apreciávamos as suas aulas em que nos trazia para a sala os livros que ele tinha comprado em França.
Enfim, reflectindo cheguei à triste conclusão de que hoje não se lê BD, aliás não se lê nada, apesar de se tentar impingir à força uns certos projectos do PNL.
E de Tintin, quando lhes mostramos a imagem...apenas sabem que aparece em algumas t-shirts e nem lhe conhecem o nome.

Tenho inveja do Tintin.

De tudo o que ele tem de bom, de tudo o que ele viveu, de tudo o que ele sabe e da sua filosofia de vida.

E ainda tenho mais inveja porque, quando eu era pequenina ele era um jovem e continua sempre assim. Tintin nunca envelhece. Tintin será sempre intemporal.

Sem comentários: