segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chantagem

Agora a moda é:
Um aluno cai e para que nenhum de nós, professores, tenha problemas com o encarregado de educação, envia-se para o Hospital…
Muitas das vezes, temos a certeza que não é necessário, que só vamos entupir ainda mais as filas das urgências, que se vai perder uma quantidade de horas e iniciar mais um processo burocrático para o seguro escolar, etc…
Mas quem manda pode, e chegamos a um tempo em que tudo o que fazemos tem de ser bem ponderado, sob pena de tudo os que fazemos nos vir parar de novo às mãos qual bumerang que nos atinge para nos derrubar logo.
Ora,uma das consequências disto é que cada vez mais temos meninos na escola a fazer pura “chantagem” com os professores e os pais… dói-lhes a barriga, dói-lhes a cabeça, fizeram um “galo” no recreio, caíram e “partiram” o tornozelo… e os pais caem também e lá os vêm buscar.
Ainda não ouvi nenhum dizer que é manha, que é por não lhe apetecer estar a ouvir a professora, que é porque precisa de atenção… e continuam a não saber lidar com este pequenos tiranos.

Tal como diz Savater, “os pais continuam a não querer assumir qualquer autoridade, preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos seja alegre e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores".
Já nada é como era dantes! Os verdadeiros pais parece que estão em vias de extinção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiga Bia:
Tenho pena em não poder concordar contigo no que diz respeito à utilização da citação de Savater. A verdade é que os pais querem assumir TODA a autoridade (sobre o que sabem e sobre o que não sabem).
As suas excelentes "crias" jamais são mal educadas, agressivas, violentas, desordeiras ou...
Ai do professor que ouse falar mais alto ("berrar"), pode traumatizar o menino; "coitado" daquele que segurar "a cria" com mais força para que esta não bata num dos colegas, pode fazer nódoas negras; ... ( and so on).
É por estas e por outras que vão aparecendo mães e pais nas escolas a dizer que foram agredidos pela "cria" pq queria sair à noite, pq queria dinheiro, pq...
E, por último, mais uma pequena falha :-) o agradecimento terno ao nosso inolvidável Daniel Sampaio, psiquiatra dos sete costados, que ao longo dos anos nos infernizou "com tretas" e que nos conduziu a este estado de coisas (infelizmente já tem sucessor - a coisa piorou).
Já tirei navalhas aos alunos, já tirei pistolas, correntes, tacos de basebol, pastilhas castanhas, cigarros de enrolar, apanhei plástico de preservativos à entrada da sala,levei alunos em como alcoólico ao hospital,...
E agora Bia?!
Utilizo o taco, a pistola, a navalha, ... em quem?
Vemo-nos dia 30