quinta-feira, 7 de maio de 2009

Eu Vi Lobo!


Prokofiev criou um conto musical para crianças, onde dá a conhecer os timbres da orquestra através das personagens intervenientes e chamou-lhe "Pedro e o Lobo"
Na minha infância contavam-me esta história popular e o personagem principal gritava, sempre que lhe apetecia "Eu vi lobo, Eu vi lobo!"
Deve ter sido pelo medo que me acontecesse um fim igual, que eu nunca mentia (em criança, claro).
Bem, depois, vamos crescendo e vamos aprendendo a "fazer igual aos da terra para onde formos ter" e como tal, estamos em Portugal!
É por isso, que a respeito da gripe suína, das aves e de todos os outros animais que hão-de aparecer, eu acho que andamos a brincar ao Pedro e ao Lobo.
Quando se pretende mascarar outras notícias, fazer crer que tudo está a ser resolvido, quando é necessário tapar os olhos à populaça, vamos lá desviar-lhes o olhar e accionar a histeria colectiva.

Um dia, quando for mesmo a sério, ninguém vai acreditar.

1 comentário:

Nuno Medon disse...

Olá! Não imagina como gostei de ler isso! O meu falecido Avô do Marco, contava-me muitas histórias, entre elas a do Pedro, que do cimo do monte gritava " Aqui está o lobo! ", depois o Pai e os outros camponeses, vinham socorrê-lo e ele ria-se da mentira que tinha pregado. Quando o Lobo veio mesmo, ele gritou, gritou e como tinha a fama de ser mentiroso, ninguém veio socorrê-lo! Fez-me recordar a história que o meu Avô me contava, todos os fins de semana. beijos e um bom fim de semana para si!