quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livros e Leituras

Por estes dias de Primavera acontecem comemorações todos os dias.

Hoje Dia do Livro e dos Direitos de Autor, aproveito para lembrar que ler é um dos prazeres maiores. Viajamos nas páginas de um livro, imaginamos histórias de outros tempos, vivemos vidas de personagens fictícias, chorámos as misérias de outros, rimo-nos com as graças surgidas, acumulamos experiências, ampliamos a nossa sapiência, enfim… Livros.
E para quem lê pelo prazer de ler, não há substituto para as páginas de papel que folheámos, para o cheiro de um velho livro, para as capas espessas e consistentes que guardam dentro o mistério a descobrir.
Mesmo assim, deixo aqui três dicas de leitura, que o mundo digital em que vivemos nos permite usufruir:


Para miúdos http://e-livros.clube-de-leituras.pt/ uma Biblioteca de Livros Digitais em parceria com o Plano Nacional de Leitura, que disponibiliza livros dirigidos a crianças e jovens para leitura on line;
Para quem goste de pesquisas
http://www.wdl.org/pt/ lançada oficialmente no dia 21 de Abril pela UNESCO, o site da Biblioteca Digital Mundial, onde é possível navegar pelo excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo.

E por fim http://www.dominiopublico.gov.br/ um portal de domínio publico brasileiro, com uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, uma biblioteca virtual que poderá ser uma referência para professores, alunos, pesquisadores e população em geral.
Usem, abusem, mas não deixem de sentir o prazer de ler um bom livro.
Eu cá cito alguém que disse “quando morrer só tenho pena de não ter tido tempo de ter lido todos os livros que queria”.
Boa Leitura!

3 comentários:

olindapi disse...

Gostei das dicas
bom fim de semana

Ai meu Deus disse...

Bem... e há outra fonte muuuuuito maior de livros: os sítios piratas. Bué da fontes.

Sei que não está bem falar disto, mas... 'tá falado, 'tá falado!...

Bea disse...

Ok... no dia dos direitos de autor... deixei esses sites de lado...fica bem! LOL