segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Propósito de Liberdade(s)


A geração que nestes tempos tem os filhos a frequentar o 1º ciclo é, na grande maioria, a geração pós 25 de Abril.
É a geração que já não teve falta de nada, que já não soube o que é lutar pelo que se quer ou, apenas, que já não sabe o que é LIBERDADE, porque nunca teve falta dela.
Liberdade é poderem fazer tudo o que querem e dizer tudo o que lhes apetece.
E a liberdade que apregoam baseia-se apenas na falta de educação que lhes falta!
Por isso hoje, indo eu na rua, sendo já 19h, fui abordada por uma mãe que me veio questionar sobre " o magalhães"
A minha vontade foi responder-lhe, que àquela hora, eu já não estava ao serviço, mas lá lhe respondi educadamente.
Vai daí, ela aproveita para me fazer mais uma perguntinha, sobre uma situação que já tinha colocado à professora da turma, acerca de uma escapadela que o filhinho tinha dado, pela rede da escola (que teimam em estragar, mal é composta), e ir buscar uma bola ao campo do vizinho.
Quanto a isto, respondi-lhe que amanhã, na escola, na presença das funcionárias e respectiva professora, esclareceríamos o caso.
Com toda a liberdade que lhes é permitida nos dias de hoje, vi-a começar a gritar-me neste termos:
- ...estou farta desta merda! vocês lá dentro não querem saber dos nossos filhos para nada! ..."
Entre outras liberdades que aqui não vale a pena reproduzir...

Pergunto: mas que liberdade(s) é esta? O que é que esta geração pensa acerca do respeito que se deve ter pelos outros, quem quer que seja? Onde vai parar a educação neste país?

Felizmente, vi agora mesmo a MLR a dizer que em 3 anos este país estará com uma educação até ao 12º ano. UI, vai melhorar de certeza a "boa educação" deste povo!

5 comentários:

saltapocinhas disse...

é uma vergonha!
mas dá para perceber porque foge o menino pela rede... com uma mãe assim, ele não pode ser educado!

arco-iris dos pequeninos disse...

he he... toma...e embrulha sra coordenadora...

Anabela Magalhães disse...

Exactamente. Eles não saem às pedrinhas da calçada!

nuno medon disse...

Olá! Os alunos que agem como esse rapaz, agem assim porque os Pais não lhe souberam dar educação. A Mãe do aluno veio fazer-lhe uma pergunta e quando lhe respondeu ( e foi uma boa resposta ), a senhora revelou não ter muita educação. Se ele é assim, a culpa é sem dúvida da educação que os Pais não lhe deram. Casas onde os Pais são bem educados e sabem educar, as crianças crescem com educação. Casas onde os Pais dão total liberdade aos filhos, desde pequenos ou não tanta educação, as crianças agem como esse aluno que furou a rede. beijos e uma boa semana! continuação de uma boa noite!

j. manuel cordeiro disse...

Muitas pessoas parecem esquecer que a liberdade traz responsabilidade com ela.

A mim surpreende-me como é que tantos pais, talvez essa geração pós-25A, são tão permissivos com os filhos. Parecem ter perdido o norte no que respeita o civismo.