quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Voz - o Nosso Instrumento de Trabalho



Para que conste, hoje assinala-se o Dia Mundial da Voz
E eu, que já trabalhei muitos anos com pessoas portadora de surdez, aprendi muito sobre a nossa voz, como precisamos dela e sobre a forma como a usamos e dela abusamos.
Por isso, este dia não pode passar despercebido e não posso aqui deixar de recordar que a VOZ é o instrumento de trabalho de todos os professores. Sem VOZ não poderemos exercer a nossa profissão. Sem VOZ ficaremos inutilizados para a nossa função profissional.
Mas quantos são os professores que, no dia a dia, têm consciência deste facto?
Quem começa o seu dia de trabalho com exercícios de aquecimento vocal, já que sendo as cordas vocais um músculo, precisam de aquecimento antes de iniciar o treino, tal como qualquer atleta o faz?
Quantos são os professores que sabem usar a voz sem agredir o seu aparelho fonador?
Quem sabe como é constituído este mesmo aparelho, as suas funções e os cuidados que ele nos exige?
Quantas vezes por dia hidratamos as cordas vocais, depois de termos estado um dia inteiro a debitar palavras a um ritmo alucinante?
Quem faz colocação de voz e adopta uma postura corporal correcta, enquanto dá aulas, horas e horas seguidas?
Pois bem, saibamos ao menos, que a voz falada é laríngea por natureza e acaba por cansar as cordas vocais. Ao estarmos habituados a não saber respirar correctamente, ao não darmos a importância adequada à dicção, ao bebermos pouca ou nenhuma água, ao fumarmos, ao frequentarmos ambientes ruidosos (salas dos professores, por exemplo), ao falarmos demasiado alto (gritamos a maioria das vezes), ao abusarmos de alguns alimentos (café, ...) ao irmos trabalhar em plenos quadros gripais, ao descansarmos pouco e vivermos em ansiedade estamos a ferir, muitas vezes sem possibilidade de voltar a curar, a voz que tomamos como sendo um bem menor.
Para além disto, constatamos que nas nossas escolas, a poluição sonora é tanta que leva, cada vez mais, ao stress e mais tarde a perdas de audição graves. Mas continuamos a não intervir e a descurar esta situação.
Por isso, pela sua saúde e sanidade profissional, aceda a http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/proteja.asp e aproveite para se informar um pouco acerca da sua VOZ. Deixemos de ser tão inconscientes.
Pagaremos caro esta factura!

2 comentários:

Ai meu Deus disse...

Obrigado pela(s) lembrança(s) -- do Dia e do resto. Sei por experiência própria que tudo isso é verdade: não respeito a minha voz (porque não sei -- e não há muito quem nos ensine).

Recordo-me, a propósito, da última vez que fui a um otorrino. Estava em começo de profissão. Diagnosticou-me uma faringite crónica. Perguntei-lhe o que é que podia fazer. Ressposta: "É aguentar!" :-( Nunca mais nenhum especialista me viu entrar no consultório...

Anabela Magalhães disse...

Mas o que é que se passa com este blogue?